Logo escrito /images/multilaser-logo

arrow_back Voltar

Pendrive | O que fazer quando meu pendrive está protegido contra gravação?

Olá! Veja algumas dicas para solucionar o seu problema. 

Nossos pendrives não são comercializados com o disco protegido contra gravação. Este problema pode ocorrer caso você esqueça de remover o pendrive com segurança ou caso o dispositivo tenha sido infectado com vírus.

Você poderá remover essa proteção contra gravação - com um passo a passo de linhas de comando do Windows (Prompt). 

Observação: como o pendrive não é vendido protegido contra a gravação, é importante que siga atentamente o procedimento e não faça nada que não foi orientado, pois poderá fazer com que o pendrive (ou outro componente do seu computador) fique inutilizável e não nos responsabilizaremos por este dano.

Como remover proteção contra a gravação no pendrive com o Diskpart:

  * Você precisará ser o usuário administrador da máquina para realizar este procedimento.

* Se certifique de que está colocando os comandos de forma correta - sem as aspas e sem nenhum caractere indevido, pois só desta forma o sistema entenderá o comando.

1. Para começar, pressione "win+R". Irá abrir a caixa de diálogo "Executar" - digite: "diskpart" e vá adiante. É muito provável que o Windows peça suas credenciais para poder prosseguir. Coloque seus dados e siga. Irá aparecer uma janela de Prompt de comando, como essa:

2. Digite "list disk" e dê um enter. Isso fará com que apareça a lista de unidades conectadas ao computador (inclusive as internas). 

Verifique qual é a unidade correta pelo tamanho.

Conforme o exemplo a seguir, o "disco 0" possui 465 GB; muito mais do que o "disco 1", que possui 7680 MB. Verifique o tamanho do seu pendrive.

* Caso tenha mais unidades no seu computador, é importante que se atente em fazer o processo na unidade correta, pois poderá apresentar problemas se fizer em outra unidade.

3. Digite "select disk" + o número da unidade e aperte a tecla enter. Neste caso, como o pendrive é a unidade 1, colocaremos: "select disk 1". Será confirmada a unidade escolhida.

  4. Digite "attributes disk clear readonly" e pressione enter novamente - isso removerá o atributo de proteção contra a gravação do pendrive. Quando o processo for concluído, você verá uma mensagem dizendo que a limpeza foi feita com êxito.

5. Depois, digite "clean" e pressione enter - isso irá apagar os arquivos da unidade. Será informado que o Diskpart estará limpando o disco. Após essa mensagem ter aparecido, digite "create partition primary" para criar uma nova partição especificada.

* Caso apareça: "o diskpart encontrou um erro, consulte o LOG de eventos do sistema para mais informações", digite "clean" novamente e prossiga.

Os dois comandos foram colocados neste exemplo - siga conforme a orientação. Os dois comandos foram colocados neste exemplo - siga conforme a orientação.

6. Digite "active" e pressioner enter para o Diskpart marcar esta partição como ativa. 

7. Vamos realizar a formatação do pendrive em FAT32 pelo Prompt. Para isso, digite o comando "format fs = fat32" e dê enter. Isso iniciará a formatação e aparecerá uma mensagem com o percentual concluído. Quando chegar ao 100, a formatação terá sido concluída. 

* Tente não mexer em outros programas no computador enquanto a formatação está sendo realizada para que não haja nenhum problema durante o processo.

Os dois comandos foram colocados neste exemplo também. Os dois comandos foram colocados neste exemplo também.

8. Depois, digite "assign" e dê um enter.

9. Para sair da tela de comandos do Diskpart, digite "exit" e pressione a tecla enter de novo.

Depois disso, a janela irá fechar e o processo estará concluído!

Tente colocar algum arquivo pequeno no seu pendrive para realizar o teste.

Obs.: caso apresente alguma falha do dispositivo E/S, disponibilizamos um procedimento para solucionar este problema.

Este post foi útil?

Top 10
Soluções

arrow_upward